Fred Dantas

  O maestro Fred Dantas iniciou a carreira na música em 1971, na Banda 21 de Abril, na cidade de Urandi-Ba, com o mestre João Sacramento Neto. Na mesma época aprendeu os primeiros acordes ao violão com Betinho Leão. O trombone é o seu instrumento profissional. Em Salvador, com 16 anos de idade, passa a tocar o violão de forma sistemática por três anos, fazendo parte de grupos autorais e acompanhando intérpretes de MPB e Bossa Nova. Nesse período também se dedicou a cantar e compor, sendo vencedor de alguns festivais estudantis de música popular.
       Com a sua participação na tradicional Noite do Samba colocou seu trombone a serviço de toda uma geração de sambistas tradicionais da Bahia, como Riachão, Batatinha, Nélson Babalaô, Myriam Theresa, Claudete Macedo e muitos outros.  Ao colocar em um trio elétrico um naipe de sopros, juntamente com Tuzé de Abreu no bloco Panela Vazia, Fred Dantas dá origem ao primeiro naipe de sopros na chamada Axé-music, o que se tornou característica do estilo. Tocou com Luis Caldas e Netinho, além de ter, por mais de dois anos, integrado a banda da cantora Daniela Mercury, com a qual viajou por muitos países.
       Fred atuou eventualmente com Hermeto Paschoal, Altamiro Carrilho, Raul de Souza, Beth Carvalho. É internacionalmente conhecido pelos seus trabalhos Choros from Brazil, com o grupo Os IngênuosChoros from Bahia e Interethnical Landscape, gravado com seus filhos. Gravou uma coletânea importante sobre o choro brasileiro nos CDs Clássicos e Gafieira e O Baú de Perfilino.

Fred Dantas e Lira de Maracangalha

            Em 2002 dá início à Lira de Maracangalha, na localidade distrito de São Sebastião do Passé. Para essa filarmônica, que pretende continuar a grande tradição de música em partitura realizada pelos antigos operários da Usina Cinco Rios, criou uma série de novos arranjos e composições próprias, com base nas convicções musicais e religiosas da região. Esse trabalho tem sido muito bem continuado por sua discípula, a maestrina Sônia de Oliveira.
  Atualmente o Maestro Fred Dantas encontra-se à frente da Orquestra Brasileira de São Salvador, um grupo jovem para o qual vem criando arranjos para música tradicional brasileira de concerto e gerando um repertório de vanguarda.

Informações retiradas da internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário